QUAL A IMPORTÂNCIA DE DIVULGAR SUA EMPRESA EM FEIRAS E EVENTOS?

QUAL A IMPORTÂNCIA DE DIVULGAR SUA EMPRESA EM FEIRAS E EVENTOS?

Empresas de pequeno, médio ou grande porte têm muito a ganhar ao participar de feiras e eventos dentro do segmento em que atuam. Na maioria dos casos, as empresas pagam à produção para ter um estande nesses eventos. O investimento é bem visto por analistas de marketing, pois aumenta a visibilidade da marca, permite a divulgação dos produtos, além de proporcionar contatos com outros empresários e futuros clientes. E para te contar mais sobre esse tipo de divulgação em feiras e eventos, preparamos no post de hoje algumas dicas e benefícios que certamente farão você querer ter tudo isso. Acompanhe!

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES

Feiras e exposições são frequentadas por um público específico que realmente está à procura de comprar e conhecer novos produtos. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para que sua empresa realize vendas de produtos ou serviços, mas também para divulgar a marca e cultivar futuros clientes. Uma boa ideia para isso é orientar os vendedores a coletarem dados, como nome, telefone e e-mail, para entrar em contato posteriormente. Verá que seu mailist irá crescer muito!

FICAR INFORMADO SOBRE O MERCADO

Em feiras e eventos estarão reunidos diversos especialistas e empresários. Essa agremiação de profissionais faz com que o local seja uma excelente fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado, possibilitando que o participante fique por dentro de inovações e tendências. Por tudo isso, é um ótimo lugar para se inspirar com novas e boas ideias para seu negócio.

FAZER NETWORKING

Outra consequência positiva de sua empresa participar dessas mostras de empresas do segmento, ou até mesmo setores similares, é a de construir novos contatos. Nesse contexto, o dirigente da empresa poderá estabelecer contatos com outros empresários do ramo, possibilitando novas parcerias ou mesmo troca de informações. Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor seus concorrentes diretos, saber como estão atuando em termo de marketing e ver de perto seus produtos.

COMO SE PREPARAR PARA FEIRAS E EVENTOS

Para que todas as vantagens acima se concretizem, é essencial que antes do evento seja feito um planejamento cuidadoso e atento. Abaixo, listamos alguns tópicos que devem ser considerados:

Planeje suas ações de marketing. Avalie, por exemplo, se serão ofertados brindes para os clientes e interessados e quais serão; como os produtos serão apresentados; quantos funcionários serão necessários, no caso de uma feira internacional, não se esquecendo de que todos os materiais de divulgação devem estar traduzidos, etc.
Escolha bem o local onde seu estande estará disposto. Para isso, peça à organização do evento um mapa antes de escolher.
Por falar em estande, lembre-se que ele deve ser o mais bem apresentável possível para atrair o público. Invista em uma estrutura bonita e que dialogue com seus produtos e marca.
Nada disso adiantará, porém, se a equipe não estiver bem treinada. Por isso, repasse o objetivo de sua empresa estar participando da feira e certifique-se de que eles compreendem e são capazes de executar a abordagem mais conveniente para o sucesso desse propósito.
Mensure o resultado de sua participação por meio de vendas realizadas, contatos estabelecidos e o aumento de sua lista de possíveis clientes.